segunda-feira, 9 de novembro de 2009

INICIO DA ICAL

INICIO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA LIBERTADORA (ICAL)
DATA REAL 03/02/89
DATA OFICIAL 09/08/2009
POSSE 29/08/2009


Famílias que mais contribuíram para o primeiro passo: Família do Dr. Ranulfo Antonio de Oliveira, seus pais Edna e Américo e todos os filhos, genros e noras, netos etc. Edson Caselly, Maria Nilda e família. Prefeito de Aparecida Sebastião Viana, Lourival Viana e família, José Romildo do Posto Oasis.
A Igreja Católica Apostólica Libertadora “ICAL” celebrou a primeira missa em 03 de fevereiro de 1989, na residência da Dona Edna e Sr. Américo no setor Aeroviário em Goiânia. Neste dia inesquecível, o Sr. Américo completou 68 anos e a Dona Edna 69 anos de vida e bondade.
Depois de chegar do encontro Latino Americano dos Padres e Bispos casados realizados dia 25 de janeiro em Curitiba –PR.
Nós estávamos ainda meio perdidos quando fomos convidados pela família do Sr. Américo para a celebração dos aniversários de seus pais.
No momento do ofertório o Sr. Ednamérico Tadeu, sua esposa e seus filhos, colocaram sobre o altar um pão feito pela aniversariante Edna. Oferecemos a Deus todo o fruto do trabalho e esforços de seus pais. Oferecemos a vida de seus filhos, netos e afilhados. Todos os presentes comeram do pão e participaram da Eucaristia. Depois da benção final cantamos os parabéns e almoçamos os deliciosos pratos preparados pelas filhas e noras. A partir deste momento, mesmo sem saber estava fundada a “ICAL”. A família do Sr. Américo, uma família divinamente Católica nunca pensou negar a sua Igreja, tudo que fizeram foi acender uma nova chama para guiar os primeiros passos de um profeta. Com gesto de carinho, amizade e confiança foram priorizados a liberdade religiosa.
A partir deste momento, essa família nos ajudou, não apenas religiosamente como antes, mas até mesmo financeiramente, com ajuda de material para o sustento de quatro filhos adotivos e três legítimos que tive na época. Seu neto Orlandinho deu sua vaquinha de estimação para dar leite às crianças. Tadeu (Deuzinho) doou as telhas para cobrir o curral. Foi talvez desta vaquinha e outras ajudas que podemos sustentar as crianças e dar estudos por alguns anos. Hoje sempre lembramos em nossas orações desse servo de Deus Orlandinho, pois, já se encontra no Reino dos Céus com Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Sr. Américo e Dona Edna também foram nossos padrinhos de casamento, que com gesto de carinho e amizade fizeram uma doação para que pudéssemos passar dois dias em um hotel em Goiás Velho em lua de mel. Foi uma viagem muito importante em nossas vidas.
Sem emprego e sem dinheiro, nossos amigos Edson Caselle e Maria Nilda nos ajudaram na compra dos paramentos do Altar. Minha sogra Maria Lino confeccionou os paninhos: corporal, Saguino e Manuteto.
O prefeito de Aparecida de Goiânia arrumou emprego para mim na prefeitura como Coordenador Educacional, que mais tarde passei a trabalhar com sua esposa Maria Viana e sua irmã Lucilia Viana na assistência social. Sebastião nos forneceu pão para as crianças e os bancos para as celebrações.
Eu já tinha o missal doado pelo Dr. Francisco Montenegro, sua esposa Vânia e seu filho Adolfo que me acompanham até hoje.
O Sr. Alcides Ribeiro e Srª Maria das Graças que mais tarde passaram a ser chamados de compadre Alcides e comadre Gracinha, porque batizaram a Jacyara nossa primeira filha. Este casal abençoado nos fez uma doação, e com o dinheiro compramos uma nova túnica.

Pe. Osiel Luiz dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário